PRODUÇÃO:

CURSO EAD

Programa Nacional de

Alimentação Escolar (PNAE)

Carta ao Cursista

 

Prezado cursista,

 

Seja bem-vindo ao curso sobre o PNAE!

 

Nosso propósito aqui é falar a respeito da estrutura básica do curso, de forma que você possa melhor relacionar suas concepções prévias sobre o Programa aos aspectos abordados em cada módulo e unidade.

 

Ao escolher esse curso, provavelmente, você está interessado em conhecer mais profundamente o PNAE, para melhor desenvolver ou vir a desenvolver sua atividade, junto ao Programa em sua Entidade Executora (EEx) – estado, Distrito Federal ou município.

 

Com o intuito de proporcionar uma discussão aprofundada das questões fundamentais para a compreensão do Programa, dividimos nosso objeto de estudo em subtemas (módulos e suas respectivas unidades de estudo), conforme exposto em um sumário logo adiante. Ao concluir o curso você receberá um certificado, mas para isso é necessário estudar todo conteúdo e realizar as atividades propostas.

 

Ao longo dos dois módulos e suas unidades, buscaremos responder as perguntas comumente feitas aos técnicos do FNDE e aos responsáveis pelo PNAE nos encontros, realizados nos estados e municípios. Confira no link ‘Dúvidas frequentes’, as perguntas que sempre chegam para os técnicos.

 

Leia todas instruções com atenção e siga em frente.

 

Tire o maior proveito dessa oportunidade!

 

Atenciosamente:

Coordenação do Formação pela Escola

Resumo dos módulos e suas respectivas unidades

 

Para facilitar seu percurso pelas temáticas e também seu processo de aprendizagem, organizamos este curso em dois módulos com suas respectivas unidades.  Veja, a seguir, o resumo de cada um.

No Módulo 1- PNAE: origem e fundamentos

A Unidade I, Alimentação escolar: um dos fundamentos para uma educação de qualidade, traz informações importantes sobre a política pública da alimentação escolar no Brasil e as diretrizes do PNAE.

A Unidade II, Conhecendo o PNAE, apresenta um histórico da alimentação escolar no Brasil, os objetivos e as entidades responsáveis pela execução do PNAE e a rede de parceria que se organizou em torno do Programa.

Na Unidade III, Alimentação e Nutrição, são discutidas questões como a educação alimentar e nutricional, cardápio da alimentação escolar, a importância do nutricionista e as diversas responsabilidades em relação à conservação dos produtos que compõem a refeição servida aos alunos no ambiente escolar.

Na Unidade IV, Agricultura Familiar, você conhecerá as informações fundamentais sobre essa importante forma de produção agrícola e sua relação com o PNAE.

No Módulo 2 - PNAE: execução e controle social

Na Unidade I, Gestão e Operacionalização do PNAE, são abordadas as formas de gestão do programa, o cálculo do valor a ser transferido pelo FNDE, por meio do PNAE, a reprogramação dos recursos financeiros, o repasse especial de recursos financeiros às escolas executoras do Programa Mais Educação e o processo de aquisição de produtos para a alimentação escolar.

Na Unidade II, A prestação de contas no âmbito do PNAE, você conhecerá as etapas da prestação de contas, sua obrigatoriedade, os fatores que levam à suspensão dos repasses do PNAE e a necessidade de denunciar irregularidades na execução do Programa.

Finalmente, na Unidade III, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), você conhecerá, com detalhes, a composição desse conselho, suas atribuições e seu funcionamento.

Agora conheça os objetivos de aprendizagem de cada módulo e unidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1

PNAE: origem e fundamentos

MÓDULO 2

PNAE: execução e controle social

MÓDULO CONCLUSÃO:

Avaliação final

AMPLIANDO SEUS HORIZONTES

Outros links

Para você que deseja iniciar o curso do PNAE, clique no botão abaixo:

Para você que finalizou todas as unidades do curso, resolveu todos os exercícios de módulo e deseja realizar o Questionário Avaliativo Final, para retirada da certificação, clique no botão abaixo:

 

PNAE

Programa Nacional de

Alimentação Escolar

Produção

MEC / FNDE             Brasília, 2017            3ª edição atualizada

asd

asd

asd

acv

bwerf